preloader

Tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior – fase aguda

  • Home
  • -
  • Orientações Médicas
  • -
  • Tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior – fase aguda
 Tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior – fase aguda

Tratamento Lesão do Ligamento cruzado anterior –  Fase aguda.

(Normalmente ruptura do ligamento cruzado anterior é indicativo de tratamento cirúrgico, o tratamento conservador está indicado para pacientes idosos e com pouca demanda . Porém não é recomendada a cirurgia na fase aguda o ideal é realizar a cirurgia após 3 semanas do trauma por isso independente do seu tratamento final essas orientações iniciais devem ser seguidas

1. Muletas
Logo após a lesão, o paciente tende a apresentar dor, inchaço e limitação da mobilidade do joelho, ainda que isso possa variar bastante. Muitas vezes o paciente não será capaz de apoiar o pé no chão, sendo necessária a utilização de muletas. POR 1 Á 3 SEMANAS

2. Gelo
A aplicação do gelo pode ser feita de 20 a 30 minutos a cada duas ou três horas para melhorar a dor e o inchaço. Este tratamento não deve ser repetido com intervalo menor do que duas horas e não deve ser estendido além de 30 minutos. Nesta fase inicial, não é indicado aplicar calor no local.

3. Medicações anti-inflamatórias
Podem ser utilizadas por um curto período de tempo para aliviar os sintomas do paciente.

4. Punção do joelho
Alguns pacientes apresentam grande derrame articular devido ao acúmulo de sangue dentro do joelho. Além de ser uma causa importante da piora da dor, o derrame articular restringe a mobilidade do joelho e a capacidade do paciente caminhar. Dependendo do volume deste derrame articular, a punção do joelho realizada pelo ortopedista especialista em joelhos poderá promover uma melhora significativa do quadro.

5. Fisioterapia
A fisioterapia na fase aguda ajuda no processo de analgesia (melhora da dor), recuperação da mobilidade articular e reativação da musculatura do quadríceps, que tende a ficar dormente após a lesão. Mesmo em casos com indicação para cirurgia, a fisioterapia ajuda a preparar o paciente para o procedimento, o que influenciará de forma definitiva na recuperação pós-operatória.