Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
O que é
O ligamento cruzado anterior é uma estrutura importante que tem como função principal a estabilização do joelho. Portanto, os pacientes que tem uma lesão (ruptura) desse ligamento, devem apresentar o problema de realização de atividades físicas, em especial, aquelas que movimentos rápidos e que envolvem a mudança de direção, tais como o futebol, basquete, artes marciais, entre outras . Decorrente à instabilidade decorrente articular da ruptura ligamentar, o paciente fica mais suscetível a apresentar outras lesões no joelho lesionado, como as lesões de menisco e da cartilagem.
Principais causas
A ruptura do ligamento cruzado anterior geralmente ocorre após um trauma torcional do joelho. O mecanismo mais comum ocorre quando o paciente roda o seu corpo e o seu pé fixo fixo no chão. Esse movimento é muito comum durante a prática esportiva, por isso os atletas recreacionais e mesmo os atletas profissionais são os que mais reque esse tipo de lesão.
Sintomas
No momento do trauma, o indivíduo sente uma dor súbita no joelho e comum que o joelho aumente seu volume (inchaço) logo nas primeiras horas após o ocorrido.
Diagnóstico
Por ser uma lesão traumática, o paciente deve sempre procurar logo, principalmente com o objetivo de eliminar lesões mais graves e que demanda um tratamento com certa urgência, como as fraturas. Especificamente para o diagnóstico da lesão do ligamento cruzado anterior, o exame físico ortopédico contém manobras especiais com o objetivo de perceber uma instabilidade decorrente da lesão ligamentar. Para uma confirmação diagnóstica, a ressonância magnética é o exame mais aconselhado. Após o diagnóstico, o mais importante boletim não é o tratamento definitivo da lesão, e sim o controle do dor e “inchaço” do joelho do paciente, permitindo que o mesmo recupere o movimento normal da articulação.
Tratamento
O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior pode ser tentado incialmente com fisioterapia. Porém, a cirurgia para reconstrução ligamentar acaba sendo o tratamento mais aconselhado, principalmente nos pacientes mais jovens, mais ativos fisicamente e naqueles pacientes que experimentam com frequência uma sensação de instabilidade no joelho durante as atividades diárias ou mesmo esportivas. Nesse tipo de paciente, o risco de outras lesões é mais alto, e por isso opta-se pela cirurgia. O objetivo da cirurgia é restaurar a anatomia e a biomecânica normal do joelho e permitir que o paciente volte a praticar esportes sem o risco de novas lesões.
A cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior é realizada por videoartroscopia e consiste em substituir esse ligamento lesionado por um enxerto de tendão ou outro ligamento. Os enxertos de tecido mais utilizados para a substituição do ligamento cruzado anterior são os tendões flexores do joelho e o ligamento patelar, os quais são obtidos do próprio paciente. A escolha do enxerto para a cirurgia vai depender de alguns fatores relacionados principalmente com o paciente e seu exame físico. A técnica cirúrgica para reconstrução do ligamento cruzado anterior evoluiu bastante nos últimos anos, de maneira que existem diferentes técnicas disponíveis, cada qual com vantagens e desvantagens. Logo, a escolha por uma técnica específica em detrimento de outra deve ser discutida entre o médico e o paciente,
Um ponto fundamental de importância após a cirurgia e a reabilitação pós-operatória. Durante essa fase, o paciente recupera o movimento normal do joelho, a sua força, sua agilidade e, por fim, a confiança para o retorno ao esporte. O tempo total de fisioterapia não dura menos do que 6 meses. E há uma tendência em prolongar ainda mais esse período, de modo que se considere reabilitar o paciente por 9 meses no total, e só então permitir o retorno completo ao esporte.