Infiltração ou viscossuplementação.

O que é?

A viscossuplementação é um tratamento utilizado para reposição de fluídos nas articulações com desgaste (artrose, osteoartrite, artrite). Podemos dizer que seria como colocar um “lubrificante” entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações, para que diminua o impacto e a dor

A viscossuplementação pode proporcionar alívio sintomático significante e seguro para pacientes com artrose do joelho, quadril e ombro .

 

  • Alívio da dor significativamente maior do que com placebo
  • Oferece até 6 meses de alívio da dor com uma aplicação de 6ml
  • Baixa incidência de efeitos adversos locais em ambos os tratamentos, inicial e nas repetições

 

Um dos produtos disponíveis para viscossuplementação. Existem diversas marcas, porém elas diferem nas suas fontes de fabricação e na concentração do produto.

 

Quando esta indicado a infiltração ? 

 

  • Artrose no joelho leve a moderada
  • Condromalácia Patelar
  • Condropatias diversas
  • Condições de saúde que devem limitar o uso das medicações anti-inflamatórias

 

 

Sobre ácido hialurônico

O ácido hialurônico é o produto utilizado para realizar a viscossuplementação. Este produto é composto de uma substância natural que lubrifica e deixa sua articulação (junta) “almofadada”. Com apenas uma aplicação, o ácido hialurônico pode fornecer até seis meses de alívio da dor no joelho.

 

Como o ácido hialurônico funciona? 

Nos joelhos com desgaste, o fluído da articulação (chamado fluído sinovial) pode falhar e se tornar deficiente e não fornecer o amortecimento adequado para que a articulação evite a piora do desgaste. A viscossuplementação visa repor o fluído das articulações para diminuir o impacto,  o desgaste, e por consequência a dor, o desconforto e a limitação de uso das articulações. 

 

Como o ácido hialurônico é administrado no Joelho? 

É um procedimento simples, realizado no consultório, que leva poucos minutos. É realizada uma injeção com Ácido Hialurônico dentro do espaço articular. Após a aplicação, você pode retornar as atividades normais do dia-a-dia, mas deve evitar qualquer atividade exaustiva por cerca de 48 horas.